A Creche da Polícia Feminina foi inaugurada no dia 18 de abril de 1989, a fim de atender a necessidade das policiais que foram inseridas no quadro da Polícia Militar de Santa Catarina em 1983.

Denominada de Centro de Educação Pré Escolar Vida e Movimento, através da Portaria 017/89 de 13 de janeiro de 1989 (registro nº 3284) assinada pelo Comandante Geral Cel João Lázaro Braga Filho, a creche tinha capacidade para atender 40 crianças com idade entre zero e seis anos e estava localizada junto ao Centro de Ensino da Polícia Militar, na Avenida Madre Benvenuta, nº 265, Bairro Trindade- Florianópolis.

A contratação da equipe pedagógica composta por Diretora, Coordenadora Pedagógica, Professoras e auxiliares de Sala, se deu através da assinatura de um convênio entre a Polícia Militar e a Fundação Educacional de Santa Catarina, e ocorria em caráter temporário.

1989

1996

No ano de 1996, em virtude do rompimento do convênio com a Fundação Educacional, então nomeada Secretaria de Educação e Desporto, e com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido na instituição, a 3º Sgt Carmem Eliane Dalmarco Silva assumiu a Direção junto com a Coordenadora Cb PM Susana Zilli Melo, passando então a equipe de professoras a serem formadas por policiais militares femininas, algumas sem formação na área pedagógica.

Nessa época, a creche já atendia 80 crianças, embora não possuísse proposta pedagógica definida e encontros para estudos e planejamentos.

Em 1997, o Governo do Estado retomou o convênio com a Polícia Militar, disponibilizando uma equipe de professoras e auxiliares de sala, porém, por determinação do Comando Geral, a direção passou a ser responsabilidade exclusiva das Policiais Militares.

Ainda em 1997, ficou estabelecido que a Proposta Pedagógica da instituição seria a sóciointeracionista e por determinação da Secretaria Estadual de Educação, a creche passou a ser chamada de Centro de Educação Infantil “Vida e Movimento”- CEIVM.

1997

2003

No ano de 2003, com a ampliação de vagas, foi possibilitado o acesso aos filhos dos Policiais Militares.

E no ano de 2004, foram ampliadas as instalações físicas do CEI, com a construção de mais quatro salas. Uma sala de aula, uma sala para o almoxarifado e uma sala para secretaria administrativa.

Com a ampliação da capacidade física as turmas foram desmembradas, e consequentemente, houve aumento no quadro de docentes.

2004

2006

No ano de 2006 se juntou ao quadro de profissionais do CEIVM um Coordenador Pedagógico, um Assistente Técnico Pedagógico e um Professor de Educação Física, profissionais contratados em caráter temporário pela Polícia Militar de Santa Catarina, mediante aprovação em Processo Seletivo.

Foi também em 2006 que o CEIVM passou a ser subordinado ao Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”, através da Portaria 446/2006 do Comandante Geral Cel PM Edson Souza, através do mesmo ato também foi aprovado o Regimento Interno do CEI.

No ano de 2007, em cumprimento a Lei 11.274/2006, que específica a idade para ingresso no primeiro ano do ensino fundamental, as turmas foram reorganizadas conforme a data de nascimento, resultando na redução de turmas e na diminuição do número de professores, na época, a alteração do quadro de funcionários era de autonomia e gerência da Secretaria Estadual de Educação.

2007

2008

Em 2008 foram admitidos em caráter temporário pela PMSC um Supervisor Pedagógico, um Orientador Educacional, um Assistente Técnico Pedagógico e um Professor de Educação Física, os demais profissionais, 32 professores e seis funcionários para a alimentação e serviços gerais, foram contratados pela Secretaria Estadual de Educação. Nesta época também foi criado o site do CEIVM.

Já no ano de 2009, a Educação Infantil foi desvinculada da Secretaria Estadual de Educação, passando a ser responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, porém, não foi possível convênio com o governo municipal e a contratação dos professores não pode ser efetivada, fato que poderia ter resultado no encerramento das atividades letivas do CEIVM. Contudo, os militares, pais, profissionais e demais envolvidos, estiveram junto ao Comandante Geral para intervir a favor do funcionamento do CEIVM e fazer com que naquele ano 105 crianças fossem atendidas através da contratação em caráter temporário de 32 profissionais.

2009

2010

No ano de 2010, e devido a urgência na ampliação do edifício que abrigava o CEIVM, a creche foi fechada para a construção de uma nova sede, com um investimento de R$721.426, 67 do Fundo de Melhoria da Polícia Militar e mais R$ 30.000, 00 cedidos pela AFAPOM.

No ano de 2011, os anseios dos profissionais da Polícia Militar, pedagogos, e todos aqueles que, de alguma forma, estão ligados ao CEIVM, foram concretizados, com a alteração do art.1 º da Lei 11.496/2000, assinado pelo Governador em exercício, Exmo Sr. Raimundo Colombo, permitindo a contratação em caráter temporário da equipe pedagógico do CEIVM.

2011

2012

Em 2012 foi inaugurado o novo prédio do CEIVM, com seis salas de aula, uma sala multiuso, cozinha, refeitório, salas administrativas e banheiros adequados à faixa etária atendida.

Em 2013, através da Portaria Nº 179/2013 o Conselho Municipal de Educação, órgão responsável pela autorização de funcionamento e supervisão das instituições de Educação Infantil de Florianópolis, autorizou o funcionamento do CEIVM, como sendo da Rede Pública Estadual de Ensino, mantido pela Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

2013

2014

No ano de 2014, por estar subordinada ao Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”, foi extinto o quadro de Direção, passando o CEIVM a ter Coordenador, função ocupada à época pela 3º Sgt PM Luciana Azevedo.

No ano de 2015, com o apoio e contribuição das famílias das crianças matriculadas através do repasse para a Associação de Pais e Professores, foi possível fazer melhorias significativas no CEIVM, como a reforma e inserção do slogan na caixa d’ água, reforma da arquibancada e construção de uma parede na parte de trás da quadra, além da inclusão de um playground com quatro escorregadores e seis balanços.

2015

2016

No ano de 2016, em cumprimento ao art. 3º, parágrafo único da Lei 12.764/2012, mais dois profissionais vieram para completar a equipe pedagógica, totalizando 32 profissionais da educação.

Em 2017, após solicitações junto ao Governo do Estado, Exmo Sr. Raimundo Colombo, foi assinado o Decreto Nº 1.419/2017, que estruturou o CEIVM como sendo de caráter assistencial para os dependentes de policiais militares da Grande Florianópolis.

Atualmente, o CEIVM conta com 32 Pedagogos contratados em caráter temporário pela Polícia Militar de Santa Catarina, um 3º Sgt PM e uma soldado como auxiliares administrativos, quatro merendeiras, três funcionários de manutenção e serviços gerais e mais uma nutricionista contratados pela APP, e é Coordenado pela 3º Sgt PM Michely Mello Pessoa Laureano.

2017